História do desenhos animes japonês

historia do desenho anime

Aqui no ocidente os desenhos ficaram muito famosos como Dragon Ball Z, mas no oriente esse formato de desenho é muito antigo e já faz sucesso a muito tempo, vamos ver um pouco da historio do desenho anime e manga

Hoje tem muito jovens aprender a desenhar anime e manga com o surgimento de diversos curso pirncipalmente na era da interner com os curso online como o Método Fan Art, lançado pela Youtuber Mayara Rodrigues.

Mas antes de falar do curso método fan art da Mayara Rodrigues vamos falar da história desse tipo de desenho que tomou conta do ocidente.

Anime na década de 60.

Desenho animeEmbora os shows da década de 60 como Gigantor e Astro Boy tenham sido os primeiros exemplos de anime no oeste, as datas médias remontam a 1917 no Japão. Os primeiros animadores japoneses trabalharam para competir com estúdios internacionais de animação, incluindo, entre outros, Walt Disney após 1923.

Não foi até 1958 que o primeiro longa-metragem.  Os fãs de anime modernos podem reconhecer a Animação Toei como o estúdio por trás da Dragon Ball Z e Sailor Moon, bem como uma enorme quantidade de outros shows e filmes ao longo dos anos.

Embora o sucesso internacional do anime ainda possa ser considerado história recente, suas raízes centenárias mostram o quanto a animação japonesa vem evoluindo e se redefinindo.

Dito isto, a forma como o anime visou a demografia mudou consideravelmente desde a década de 90. Durante muitos anos, os estúdios de animação produziram espetáculos visando meninas ou meninos em faixas etárias específicas, o que só foi equilibrado pela abundância de shows produzidos dessa maneira.

Sailor Moon é um exemplo perfeito disso!

O show não só visou meninas mais jovens, mas popularizou o gênero de “garota mágica” que costumava ser usado para apelar a dados demográficos específicos.

Hoje em dia, enquanto alguns anime ainda são produzidos para grupos etários específicos, muitos shows tornaram-se enormes sucessos sem apelar para um gênero definido.

Puella Magi Madoka Magica é um desses anime: apesar de ser uma menina mágica como Sailor Moon, sua história sombria e uma escrita impecável obtiveram aclamação universal por inovar dentro do gênero.

O Anime da decada de 90.

curso de desenho metodo fan artNós também vimos o anime maduro entrar no espaço internacional da cultura pop desde os dias da Dragon Ball Z. Enquanto o anime não teve escassez de material orientado para adultos ao longo dos anos, os fãs começaram a gravitar em shows complexos com escrita matizada ao longo dos anos 2000 .

O thriller psicológico de 2006 Death Note é um desses anime, que permanece internacionalmente popular com inúmeras adaptações de ação ao vivo produzidas até hoje.

O aumento de shows maduros coincide com a proeminência de adaptações de anime de mangás e novelas visuais, o que certamente não é coincidência. Não só esses shows se baseiam em argumentos preexistentes, o hype de sua base de fãs existente cria buzz que atrai novos fãs também.

No entanto, talvez a mudança mais óbvia ao anime ao longo dos anos tenha sido o próprio estilo de arte. Embora os artistas de cada show tragam um toque único ao meio, a arte do anime foi, em geral, deslocada de utilizar linhas definidas em favor de bordas mais suaves.

Uma imagem viral demonstrando essas mudanças foi traduzida e publicada pela Kotaku, com muitos leitores seguindo o exemplo, comparando a arte do anime dos anos 90 com o estilo do anime moderno.

Uma das tendências mais divisivas entre os fãs de anime sobre este tema tem sido a crescente popularidade da arte moe, um termo de gíria para personagens de olhos arreitados ​​projetados para ser esmagadoramente fofos ou de outra forma idealizações da juventude.

Embora muitos adorem este estilo de arte e sejam atraídos por shows que o utilizam, outros consideram um passo significativo para trás da animação que foi proeminente ao longo dos anos 90.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *